sábado, 1 de setembro de 2012

FESTIVAL DE ARTES DE AREIA EM SUA DÉCIMA TERCEIRA EDIÇÃO



 A nossa equipe esteve na cidade de areia no ultmio dia 31 de agosto de 2012, Acompanhando de perto  as inúmeras atividades  ali desenvolvidas durante o festival de artes da daquela cidade.
O evento já está acontecendo em sua décima terceira edição  e a organização vem se surpreendendo a cada ano. No dia 30/08, aconteceu a abertura  com a presença do governador da Paraíba,o secretario de cultura do estado Chico Cezar e o  show da  cantora Elba ramalho,  no palco principal que abrilhantou a abertura oficial do festival.
No dia 31  encerraram-se as oficinas que tiveram duração de quatro dias, podemos ver o entusiasmo dos participantes que participaram  de oficinas como as de palhaço do professor Diocesio Barbosa, que já participa do festival pela segunda vez. A oficina de teatro de improviso com o professor Chico oliveira  de João pessoa,  formado pela uepb, ator, coordenador   pedagógico  do curso de formação de atores do teatro municipal e psicólogo. Chico oliveira, que  participa do evento  pela segunda vez, fala da importância da junção que faz da psicologia e o teatro  de improviso, onde  o aluno tem a oportunidade de construir a partir do branco com o seu instrumento corporal e assim desenvolver a relação respeitosa e procriar com o outro as oportunidades.
Quem ministrou as oficinas de dança, foi a professora  Roberta de Savin,  ela que é de Porto Alegre,  formada em dança técnica e teatro físico, esteve  em Areia/PB, pela primeira vez, fez elogios a cidade expressando em suas palavras, que a mesma é muito calorosa. Ela que esteve ressentemente no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, levando sua artes aos jovens daquela localidade.
Conversamos ainda com alguns jovens, que participaram das oficinas e que falaram da alegria que foi está adquirindo essa abertura de  conhecimentos e tendo oportunidades através destas artes. Nossa equipe esteve também na Câmara Municipal da cidade, onde fomos recepcionados pelo Crítico Literário, José Otavio,  grande nome da nossa literatura paraibana. Na ocasião  ele realizou uma mesa redonda com outros escritores, a exemplo do guarabirensse   Jocélio   Fidelis, que realizou  uma palestra entre os  presentes.
O   festival terá seu encerramento no domingo dia 02 de setembro, até  lá  muitas apresentações  culturais nas praças, no circo, palco principal, casarões, escolas, em fim a cidade toda está respirando cultura!

  Texto: Patrícia Souza   /  Fotos de: Alberi pontes






















         


 


















Nenhum comentário: