sábado, 15 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA



Na tarde da última sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2012, aconteceu o encerramento do Projeto de Educação Ambiental na Escola Monsenhor Emiliano de Cristo (Polivalente), na cidade de Guarabira, Paraíba.

Desde o mês de maio deste ano, as atividades do Projeto voltaram-se à discussões sobre a temática “meio ambiente” junto às turmas de 1º ano B e C do turno tarde. Foram ministradas palestras sobre a importância da preservação dos ecossistemas da nossa região, destacando a importância quanto à função e utilidade da nossa fauna e flora. Também foram debatidos temas de interesse de todo cidadão quanto aos problemas ambientais existentes na cidade: a presença de um lixão, bem como a falta de um aterro sanitário, a poluição e o estado de “quase morte” do Rio Guarabira, o excesso do desmatamento da periferia da cidade para construções aliadas à falta de fiscalização, entre outras coisas. Durante o Projeto, também foi realizada uma aula campo à Reserva Biológica Guaribas, em Mamanguape-PB, para  a compreensão prática da importância biológica e social de se preservar e/ou conservar um ambiente natural. Onde foi possível conhecer uma grande diversidade de organismos – dentre eles, plantas carnívoras, que foram estudadas durante parte do projeto e encontradas posteriormente em ambiente natural no município de Guarabira, mostrando que ainda existem áreas em nossa região que guardam uma riqueza biológica que não pode ser perdida com o crescimento da cidade.

Este trabalho faz parte do projeto de conclusão do curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal da Paraíba, do professor e biólogo Caio Vinícius da Silva, ex-aluno da Escola Polivalente.


Por Caio Vinícius da Silva

14 de dezembro de 2012

Nenhum comentário: