quinta-feira, 22 de novembro de 2012

EM GUARABIRA: VOCÊ CONHECE A CALÇADA DA FAMA?




A uma década aproximadamente, funcionários da CAGEPA e do antigo SESP, hoje Hospital Regional de Guarabira, moradores da área e visitantes, começaram a naturalmente se reunirem na calçada da gerência regional da CAGEPA, no Centro de Guarabira, próximo ao HRG. Desta forma, foi se criando um ponto de encontro, onde atualmente frequenta em média 35 homens das mais diversas faixa etárias entre eles, os Senhores: Sr. Manoel da Moças de 84 anos e Sr. José Pereira, mais conhecido como Cazuza de 83 anos. Os temas abordados na Calçada da Fama são os mais variados, sendo que os que mais se destacam são os que abordam política, educação, saúde e sociedade.
Até o ano presente a Calçada da Fama era um forte ponto de encontro, mas não contava com uma denominação, até que o senhor Wilson Pontes, frequentador visitante vindo do bairro da Primavera, resolveu nomear o ponto de: Calçada da Fama, com o slogan "Aqui a estrela é você". Com a ideia de que ali só se fazia presentes estrelas, ou seja, homens destacáveis.

Vale lembrar que até o momento á calçada da fama é 100% masculina e conta com personalidades culturais como por exemplo: O Boêmio, O Chato, O Batedor, Cabeça, O Conciliador, A Promessa, Bob Pai e Bob Filho, O Regenerado, O Linguarudo, Balai, Daniel Bune, Indiana Jones, 32, entre outros.
Na Verdade a Calçada da Fama é um ponto diário de descontração e cultura, o horário dos encontros é sempre a partir das 18:00hrs, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos.
Esse ano é a 2ª confraternização dos integrantes e a primeira homenagem, em vida, de um dos seus participantes, o senhor Severino Pedro, auxiliar de serviços gerais do HRG, de 44 anos, residente do Centro, conhecido mais popularmente como Piaba, mas que na Calçada é conhecido como O Linguarudo. Segundo um dos assíduos frequentadores, o senhor Ivonaldo Justino, Professor, Empresário e Comunicador Esportivo da 104,9 FM, a confraternização é em suas palavras: "Show" e se baseia num churrasquinho solidário, onde cada participante contribui com comes e bebes e todos comemoram com muita alegria a interatividade da amizade. A data da confraternização é sempre antes das comemorações da emancipação política da cidade de Guarabira, que ocorre no dia 26 de Novembro, por tanto esse ano será neste sábado dia 24, a partir das 18:00hrs na sede, ou seja, na Calçada da Fama. 
A Calçada da Fama requer dos seus membros, visitantes, frequentadores, um pouco de tudo, ou seja, tem quer ter conteúdo, para as acaloradas discussões exige dos que ali vão, mesmo sendo portadores de "canudos" (Formação Acadêmica) sejam Sabatinados pelos "Caciques" (Participantes mais antigos) da Calçada da Fama, pois ainda segundo os mesmos  nem todos que querem ingressar obtém sucesso, pois é preciso acima de tudo amizade, conversa e dinâmica.
Neste Sábado a 104,9 FM irá registrar esse ponto cultural e popular e ao mesmo tempo dispor espaço para os Senhores exporem um pouco sobre a confranternização e a participação da Calçada da Fama em Guarabira.
Atitudes populares surgem espontaneamente com a ausência de a espaços culturais e de lazer diversificado e relevante, a população vai criando seus próprios espaços culturais e de entretenimento.

Por: Adriana Maria

Nenhum comentário: