quinta-feira, 23 de agosto de 2012

NO ULTIMO SÁBADO DIA 18 DE AGOSTO HOUVE O ENCONTRO COM RÁDIOS COMUNITÁRIAS E A ABRAÇO EM GUARABIRA


  No ultimo sábado (18), os representantes de rádios comunitárias se reuniram em Guarabira (PB), na sede da ASSESP (Associação dos servidores da SESP), situada no conjunto Clóvis Bezerra, para um proveitoso encontro de rádio comunitárias da região, com a participação do coordenador da ABRAÇO/PB (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias do Estado da Paraíba), o professor e radialista José Moreira Silva, que também integra a executiva da Abraço Nacional. O evento teve início às 15h e teve por objetivo discutir melhorias e desenvolver o fortalecimento das emissoras, baseado na troca de experiências. 
  O encontro contou com a presença dos representantes: Rodolfo da radcom Alquimista(João Pessoa), Agnaldo Vasconcelos (Alagoa FM – Lagoa de Dentro), Roberto, Junior Leite e Levi Lobão (Marmaraú FM – Araçagi), Ramos e Marcelo (Araçá FM – Mari), Vivaldo (Cuitegi), Demétrio e Fernando ( Dona Inês), Adriana Maria e Patrícia Souza (Comunidade Geral FM – Guarabira) e ainda o senhor Beto Lima(Técnico em rádio) e o Profº Januir Leite.  Ramos, da Rádio Comunitária Araçá FM, de Mari apresentou um projeto para instituir um fórum com as rádios comunitárias com o objetivo de fortalecê-las e ressaltar os movimentos sociais que são de importância para a sociedade. 
  O coordenador da ABRAÇO/PB trouxe em suas falas a importância de rádio comunitária trazer em sua essência o princípio de disponibilizar um espaço voltado para a cidadania. Pois o estrelismo e o crescimento comercial baseado no interesse individual, descarateriza o objetivo de rádio comunitária e se torna desnecessária a sociedade. O papel principal de rádio comunitária é FATURAR Inclusão. Essa inclusão faz toda uma sociedade lucrar e ganhar em conjunto, por isso conscientizar possíveis parceiros culturais é preciso, para que se possa desenvolver um melhor trabalho para aquela comunidade onde a emissora está inserida, pena muitos empresários e políticos não se atentarem para isso. Ainda nas palavras do coordenador da ABRAÇO, ele falou da importância das radcoms se associarem a ABRAÇO pois é isso que faz a entidade existir e tornar forte, no momento ele conta com 42 rádios associadas no estado da Paraíba. 
  Todos os presentes tiveram sua fala no encontro e foi um momento relevante, o próximo encontro já ficou marcado para o próximo dia 15 de setembro do decorrente ano, no mesmo horário e local. As rádios comunitárias são realmente instrumentos de suma importância para nossa sociedade, só é lamentável quando elas se perdem dos seus princípios com pessoas que as fazem mas não entendem seu real papel. Fazer rádio dentro dos princípios que rege a Lei é difícil, mas o fácil todos podem fazer, o difícil só aqueles que tem coragem e determinação no que faz pensando no coletivo e não no individual.

Confira algumas fotos do momento:


















Por: Gilson Soares

Nenhum comentário: