sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Com média de quase um caso por dia, Nordeste revive onda de assaltos a bancos em 2012

Depois de meses registrando uma onda de explosões a caixas eletrônicos, os Estados do Nordeste começaram 2012 enfrentando uma sequência de invasões e assaltos a bancos. Segundo levantamento feito pelo UOL, com base em dados dos sindicatos dos bancários, polícias e registros na imprensa, foram pelo menos 39 ocorrências registradas até o a última terça-feira (14) em oito dos nove Estados da região –o que dá uma média de quase uma ocorrência por dia.

ASSALTOS POR ESTADO EM 2012

Bahia14
Sergipe1
Alagoas3
Pernambuco9
Paraíba2
Rio Grande do Norte1
Ceará6
Piauí0
Maranhão3
Os assaltos a banco apavoraram o Nordeste entre os anos 80 e 2000, mas perderam espaço com a desarticulação de quadrilhas. Nos últimos anos, o crime contra instituições financeiras migraram para a modalidade arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos.
Não há dados comparativos ao mesmo período de 2011, mas os cinco Estados que possuíam dados dos primeiros dias do ano passado apontam para um crescimento (veja abaixo). Por conta disso, ações de segurança estão sendo aumentadas.
Alguns assaltos tiveram ação violenta e terminaram em morte ou feridos. A invasão a uma agência do Bradesco, em Recife, no dia 16 de janeiro, terminou com dois suspeitos mortos e um cliente ferido. Quatro dias depois, um protesto de bancários cobrando mais segurança nas agências bancárias da capital fechou a agência por três horas.
Outro caso que chamou a atenção pela violência foi a invasão ao Banco do Brasil de Irauçuba (CE), a 154 km de Fortaleza. A polícia informou que três homens em motocicletas chegaram ao local e balearam o vigilante na cabeça. Em seguida, os assaltantes invadiram a agência e roubaram uma quantia não revelada.

da Redação com o uol.com.br

Nenhum comentário: