Dirigentes de rádios comunitárias e pessoas que pleiteiam a concessão desse veículo de comunicação estiveram participando quarta-feira (30/11), na Casa da Cultura, em Guarabira (PB), de uma reunião regional promovida pela Abraço (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias do Estado).
O que as rádios querem da Abraço(Paraíba-Nacional) e qual o papel dessa entidade frente às emissoras filiadas (vice-versa), foram os questionamentos que nortearam as discussões envolvendo representantes de dez municípios.
Após expressar a realidade local, relatando suas dificuldades, conquistas e esperanças, as lideranças disseram que a associação que os representa é um relevante instrumento de apoio para o enfrentamento no Congresso Nacional e nas lutas do dia-a-dia. Que deve haver reciprocidade – Abraço/ rádios, “sendo que cada um é responsável pela expansão desse movimento”.
Alguns destacaram, ainda, entre outros assuntos, a importância de contribuir financeiramente com a Abraço; a necessidade de capacitação e de reforçar a integração entre os que atuam nessa área.
O coordenador da Abraço, José Moreira, citou o conselho comunitário como meio essencial para o fortalecimento das ações, “inclusive para dar certas respostas”, e chamou atenção para o cuidado com profissionais e políticos que muitas vezes querem se aproveitar do espaço comunitário.
“O apoio do parlamentar ‘fulano de tal’ para que a concessão da emissora fosse liberada pode ser dito. Todavia, ressalte-se que quem trouxe o veículo para o município foi à entidade (associação, instituto, fundação)”, esclareceu.
Segundo Moreira, apenas nove deputados federais no Brasil apoiam as rádios comunitárias. “Luiz Couto é um deles. É também o único do Nordeste que abraçou, de fato, essa causa”, salientou.
Moreira aproveitou para informar que constam como sugestão para o calendário da Abraço, no ano de 2012, os cursos para capacitação de recursos e elaboração de projetos.
Coordenação – Sem que houvesse a necessidade de votação, definiu-se a coordenação regional que será composta por Valdenis, Demétrio, Ramos, Adriana, Bem-Hur, Marluce e Roberto Oliveira. Os dois últimos ficaram como coordenador e vice-coordenador respectivamente.
As cidades e emissoras FMs representadas foram Guarabira – Comunidade Geral (José Maurício, Moab, Júnior e Adriana); Jacaraú – Alvorada (Severino Ramos); Araçagi – Marmaraú (Roberto Tavares e Vilmara Silva); Serra da Raiz – Iniguaçu (Eric Ben-Hur e Ozana Gonçalves); Pilõezinhos – rádio tem o mesmo nome (Roberto Oliveira); Lagoa de Dentro – Lagoa (Agnaldo Vasconcelos e Neuma; Dona Inês – Atitude (Fernando Lúcio e Demétrio Ferreira); Pirpirituba – denominação igual (Marluce e Eduardo); e Duas Estradas – Nossa Voz (Valdenis Silva). Participações especiais de João Pessoa – rádios Alquimista (Rodolfo, que responde pelo setor jurídico da Abraço) e Voz Popular (Daniel Pereira, coordenador de juventude da referida entidade).
Fonte:.focandoanoticia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário